A didática francesa propõe uma teoria que pode ser aplicada ao uso do computador como mediador da aprendizagem. Essa teoria chama-se Teoria da Instrumentalização e refere-se à aprendizagem da utilização de ferramentas tecnológicas não as considerando como algo eficaz e prático, mas que deve ser adaptado às situações de aprendizagem de acordo com o objetivo que se quer alcançar. Nesta teoria, o processo de aprendizagem no qual um artefato (um objeto sem funcionalidade) torna-se progressivamente um instrumento (com funcionalidade para o indivíduo que irá utilizá-lo) chama-se gênese instrumental.
Para análise deste processo, foi proposto um esquema de atividade instrumental representado pelo modelo SAI (Situação de Atividades Instrumentais) onde é evidenciada a relação entre sujeito (S), instrumento (i) e objeto (O), de modo a tornar-se possível a interação entre os três aspectos.
No caso do uso do computador como mediador da aprendizagem, neste esquema o sujeito representaria o aluno, o instrumento seria o programa (ou atividade) que seria utilizado no computador e o objeto seria o obejetivo a ser alcançado na utilização desse programa/atividade.
Oi Manu, gostei muito desse texto pois eu tenho um projeto ligado a alfabetização através do computador que infelizmente ainda não conseguir por em pratica na rede municipal em trabalho e que tem muitos alunos não alfabetizados. E claro que a tecnologia por si só não produzirá nada, ela é uma ferramenta. Até postei isso como comentario lá no ambiente para Jaqueline. Precisamos ter comprometimento ao usá-la. Bjusss. Alyne.
ResponderExcluir